BAKED CHEESECAKE DE FIGOS

Nível de dificuldade

muito fácil

Tempo de preparação

uma horinha

Custo

baratinho

Ora bem, este Baked Cheesecake de Figos começa assim: durante as férias descobri um livro de receitas semi-abandonado, acerca de lacticínios. Faça o seu próprio queijo e manteiga, e receitas para empregar esses conhecimentos. Folheei e dei de caras com esta receita, que não tinha este aspecto nem estes ingredientes nem nada. Mas despertou aqui qualquer coisa, porque cheesecake e figos pareceu-me uma óptima combinação. Um doce não muito doce.

O Carlos fotografou esta delícia e enviei à Cristina a dizer-lhe que, em regressando à casa, era precisamente isto que queria fazer. Disse-me que sim, combinámos o dia, tudo certinho.
Semana passada liga-me e diz que vai lá a casa o Matt Preston, e que nesse dia é obrigatório ir.
Ora bem.
Sim.
Sem dúvida.
Mas foi uma camada de nervos.

Vejo o Masterchef Australia religiosamente; gosto muito da boa onda da competição e dos desafios, ao mesmo tempo que se ensinam técnicas e formas de estar e de ser nas cozinhas aos vários concorrentes, que são cozinheiros amadores dispostos a mudar as suas vidas, porque no fundo aquilo é um reality show. É um curso intensivo de cozinha e performance.
A minha relação com a comida é simples e tem como princípios base os ingredientes bons e locais, receitas simples, bons sabores e um equilíbrio entre o que é saudável e aquilo que dá mesmo muito prazer e que não o é tanto.
Domino algumas técnicas mais específicas, sei fazer coisas com algum grau de dificuldade, mas regra geral nem me sirvo desses conhecimentos no dia-a-dia.
A questão é que gosto mesmo de cozinhar, de aprender e de me manter curiosa.
Hoje senti alguma pressão, mas da boa.
Porque o Masterchef Australia promove tudo isto que referi, nas personas do júri, e nos concorrentes, nessa relação que estabelecem entre eles, mas também com o público.

Deixo-vos a receita do Baked Cheesecake de Figo, porque estamos no tempo deles!

Ingredientes

1 pacote de Bolacha de Aveia Triunfo
3 colheres de sopa de manteiga
10 a 12 figos
400gr de requeijão
1 pacote de natas frescas ou crème fraîche
1 colher de chá de água de flor de laranjeira
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de água
1 pitada de sal
4 gemas de ovo
1 mão de farinha de trigo sem fermento (opcional)
1 colher de sopa generosa de farinha maizena (opcional)

Modo de preparação

  1. Aqueça a manteiga até estar mole, sem deixar ferver; reduza as bolachas a pó e junte ambos numa taça. 
  2. Cubra uma forma de fundo amovível com papel vegetal e acalque bem esta mistura de bolacha e manteiga, até cobrir todo o fundo; reserve no frigorífico;
  3. Lave os figos e corte-os ao meio ou em quartos e reserve;
  4. Num tacho, reduza a água de flor de laranjeira com as colheres de mel e a colher de água, e verta sobre a colher de farinha maizena mexendo sempre para não criar grumos; reserve; 
  5. Num recipiente grande misture o requeijão com as quatro gemas de ovo, as natas batidas antes da manteiga (com umas gotinhas de sumo de limão) ou o creme fraîche, a mão de farinha, a pitada de sal e finalmente a mistura que fez no ponto 4. 
  6. Pré aqueça o forno a 150ºC;
  7. Verta a massa do cheesecake na forma que acabou de retirar do frigorífico e decore com as metades do figo;
  8. Leve ao forno a 150ºC, durante cerca de uma hora; 
  9. Retire do forno e deixe arrefecer no frigorífico até servir; 

1 comentário a “BAKED CHEESECAKE DE FIGOS

  1. Vi o programa e vi a tarte feita…tinha um aspecto fantástico…e o Matt quando a provou também gostou de certeza…não foi por ser educado que ele disse que estava boa…é que eu tenho a certeza de que esta mesmo MUITO BOA…Parabéns representou-nos muito bem…também adoro o Master Chef…Austrália e gosto da descontracção dos jurados e em especial do Matt..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *