BANANA BREAD

Nível de dificuldade

Não tem ciência nenhuma

Tempo de preparação

Rápido se não estiverem à espera que as bananas apodreçam

Custo

É OK

O Banana Bread ou Pão de Banana ou o que lhe quiserem chamar, é um bolo muito divertido de comer e fazer. Comecei por fazer este bolo com receitas vegan para não agudizar as minhas intolerâncias aos ovos, depois comecei  a fazer experiências e mais experiências e acho que nunca confeccionei nenhuma receita mais do que duas vezes, tal é o nível de experimentação que dedico a este bolo. Na verdade umas vezes ponho mais coisas, outras ponho menos coisas…!
Diverte-me mesmo muito fazer estas experiências, porque nenhuma das receitas que já experimentei fazer alguma vez correu mal.
Os meus provadores oficiais costumam ser muito felizes a comer!

E depois também há que dizer que o Banana Bread fica muito bem barrado com manteiga de amêndoa ou de amendoim, torrado com manteiga…

Esta receita que vos dou, toda ela democrática, para ter o aspecto da foto foi especificamente confeccionada com chávena e meia de farinha de aveia, meia chávena de miolo de noz, meia chávena de farinha de alfarroba e uma chávena de farinha de aveia. Utilizei ovos e óleo de côco. E seis bananas, porque eram pequeninas. E mel de rosmaninho.

Ingredientes

– entre 4 a 6 bananas muito maduras (quanto mais maduras estiverem as bananas, mais doces, mais moles, melhores);
– 4 chávenas de farinha (podem fazer as combinações que quiserem: género farinha de aveia, farinha de alfarroba, farinha de trigo, espelta, milho, miolo de noz…);
– sal q.b.
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
– 1 colher de chá de canela em pó;
– 2 colheres de uma gordura vegetal (podem usar óleo de girassol, de abacate, de côco… do que preferirem!…);
– 6 ovos inteiros ou uma chávena de bebida vegetal (da que preferirem);
– 1 chávena de mel (que podem substituir por xarope de agave, por exemplo);
– 1/2 chávena de frutos secos cortados em pedaços (passas, nozes, alperces, tâmaras…);

Modo de preparação

  1. Comece por juntar os ingredientes secos numa tigela funda;
  2. Depois, noutra tigela, esmague as bananas com um garfo sem as desfazer na totalidade;
  3. Se escolheu utilizar os ovos, junte-os e envolva-os com a banana com uma colher de pau e adicione o mel e a gordura vegetal e envolva bem;
  4. Adicione os frutos secos cortados em pedaços e envolva;
  5. Adicione os ingredientes secos e envolva muito bem;
  6. Aqueça o forno a 180ºC;
  7. Unte uma forma com a mesma gordura que utilizou para a massa do bolo e polvilhe com um pouco da mesma farinha que utilizou para a massa;
  8. Caso prefira transformar o seu bolo numa receita vegan, substitua os ovos por uma chávena de leite vegetal à sua escolha;
  9. O bolo deve demorar cerca de 30 a 45 minutos a cozinhar; se vir que começa a ficar muito tostado por cima, cubra a forma com uma folha de papel de alumínio durante o resto do tempo da cozedura.

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