Frango Asado no forno com molho de Mel e Mostarda

Nível de dificuldade

Básico

Tempo de preparação

É uma empreitada

Custo

Baratinho

No outro dia a Cristina pediu-me para fazer um frango inteiro assado no forno.
Desafios, que a nossa cena é toda assim, em desafios.
Desafio no sentido em que um frango assado em directo com o tempo que às vezes temos, que é muito pouco para cozinhados desta envergadura, mas se não fosse assim nem sequer teria graça!…

Então decidi que frango assado com molho de mostarda e mel, porque gosto muito destas combinações de sabores, do doce e do ácido que pode ser picante.

O segredo para um belíssimo frango assado no forno é sempre o mesmo: uma matinada muito boa, muito bem feita, durante o maior tempo possível. Neste caso deixámos cerca de 24 horas.
E querem saber uma coisa, comprar um frango inteiro foi muito divertido, porque em bom rigor não o fazia há muito tempo. Habituámo-nos a comprar partes seleccionadas de frango e deixámos de perceber a carne como um todo.
Faz mesmo muita falta parar para pensar no que comemos e como comemos!…

 

Ingredientes

– 1 Frango inteiro com pele mas sem miúdos;
– 2 laranjas;
– 1 limão;
– 1/2 copo de vinho branco ou verde;
– 1 cabeça de alhos;
– Tomilho fresco;
– 4 colheres de sopa de mel;
– 3 colheres de sopa de mostarda Dijon (Maille);
– Azeite;
– Vinagre balsâmico;
– Estragão;
– Manteiga;
– Sal;
– Louro;
– Ervilhas (podem ser congeladas, se não houver frescas);
– Batatas para assar;

Modo de preparação

  1. Tempere o frango com o vinho, e as laranjas às rodelas ou sumo e cascas, como preferir, com sal e dois dentes de alho e tomilho e a folha de louro e reserve durante o maior tempo que conseguir; quanto mais tempo deixar a carne temperada, melhor, por isso, de um dia para o outro é ideal!
  2. No fundo de um tabuleiro deite um bom fio de azeite e ponha o frango lá dentro.
  3. Regue o frango com os sucos do tempero e com o sumo de meio limão.
  4. Pique os alhos e esfregue-os no frango.
  5. Esfregue ainda o frango com a mostrada, regue com mel e vinagre balsâmico, sal e tudo o resto e leve ao forno, a 180ºC, pelo menos uma hora.
  6. Verifique o seu assado de vez em quando, regue a carne e torne a fechar o forno; quando estiver a ficar tostado, cubra o frango com papel de prata para não queimar a pele e conservar o tom dourado e a pele estaladiça;
  7. Quando o frango estiver quase assado, retire cerca de duas conchas da marinada e transfira-as para um tachinho pequeno; leve o tachinho ao lume, brando, para reduzir o molho; acrescente mostarda e mel a gosto, encontre o equilíbrio do molho a seu gosto, mexendo sempre, até engrossar;
  8. Quando o frango estiver finalmente assado, regue-o com o molho reduzido e sirva!
  9. Para acompanhar, noutro tabuleiro cozinhe em abundante azeite e estragão uma boa quantidade de ervilhas e batatinhas novas e cebolas, por exemplo. Ou couves de Bruxelas.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *