TARTE DE LIMÃO MERENGADA

Nível de dificuldade

Puxadote

Tempo de preparação

umas duas horinhas

Custo

baratinho

Esta receita foi feita à medida para levar a casa da Cristina, que adora Tarte de Limão Merengada.
Todas as semanas conferenciamos sobre o que é que vou cozinhar, e há umas semanas atrás disse Tarte de Limão Merengada e ela disse-me: sabes que é dos meus doces preferidos?
Paniquei.
Quando te propões a fazer um dos doces favoritos de alguém, em directo, na televisão, estás a esticar o teu lindo pescoço em cima de um belo cepo à espera da machadada…
Vai daí – desde que disse à Cristina “Tarte de Limão Merengada” até que fui à sua casa – começou a minha tentativa e erro em minha casa, quer com a massa, quer com o recheio, mas especialmente com o regresso ao saco de pasteleiro, que não usava há vidas!…

A primeira saiu ok, género not bad, mas vá… A segunda foi melhor, acrescentei o amido de milho vulgo Maizena que ajuda muito a ligar os elementos do recheio, rectifiquei as quantidades de limão e simplifiquei a coisa com o uso de leite condensado (o meu maior prazer das doçuras…!) em vez de leite fervido com açúcar, etc etc etc…

Porque o meu objectivo é trazer as pessoas para a cozinha, e não afastá-las.

Ingredientes

Para a MASSA

300gr farinha
1a pitada de sal
1 ovo
50gr de açúcar
140gr de manteiga

Para o RECHEIO

1 limão (sumo e raspa)
1 limão (sumo)
5 gemas de ovo
1 colher de sopa de farinha maizena diluída em meia chávena de água
1 lata de leite condensado

Para o MERENGUE

5 claras
150gr de açúcar cristal

Modo de preparação

Preparação da MASSA

Envolva todos os ingredientes, amassando muito bem até obter uma boa bola de massa; se tiver que aquecer ligeiramente a manteiga para amassar, faça-o.
Deixe a massa repousar, de preferência no frigorífico dentro de um recipiente e tapada pelo menos 30 minutos antes de usar.

Preparação do RECHEIO

Envolva muito bem as gemas com o leite condensado, adicione a raspa de limão e o sumo e continue a envolver; Adicione a colher de farinha Maizena diluída em meia chávena de água e envolva bem novamente.
Leve a lume brando, mexendo sempre, cerca de 5 minutos; é importante que não fique com grumos.
Reserve.

Preparação do MERENGUE

Comece a bater as claras e quando estas estiverem a criar bolhinhas, comece a adicionar o açúcar lentamente, até o seu merengue ficar fofo e firme.
Reserve.

AGORA TOCA A MONTAR A TARTE!!!

Para montar a tarte, aqueça o forno a 180ºC;

Comece por estender a massa como preferir: pode estender com um rolo entre duas folhas de papel vegetal para depois pousar no aro ou na forma, ou pode trabalhar a massa com os seus dedos no fundo da tarteira até a cobrir.

Pique o fundo da massa com um garfo e leve ao forno a base por cerca de 15min;

Retire do forno e verta o recheio da tarte, que deve espalhar com uma espátula para cobrir o fundo e leve ao forno por cerca de 7 minutos;

Retire do forno e disponha o merengue em cima da tarte da forma que preferir e leve ao forno apenas a alourar; não tem tempo definido, porque o merengue queima muito rapidamente!

 

 

 

1 comentário a “TARTE DE LIMÃO MERENGADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *